Criação de Sites

Desenvolvimento Web

Criação de Blogs e Sites - Desenvolvimento Web

O desenvolvimento e criação de Sites da Mimetismo Web Technology engloba serviços como: Criação de Blogs, Vlogs, Hot Sites, Landing Pages, Websites Corporativos, Websites Institucionais, Portais Internet, Registro de Domínios, Hospedagem Cloud Computing, Redes Sociais, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Otimização SEM e SEO, Criação de Campanhas Pagas para Facebook e Google AdWords e Criação e Administração de Campanhas de E-mail Marketing.

Nossa empresa não apenas desenvolve o projeto, como também, disponibiliza um leque de opções e serviços que visam atender a demanda online de cada negócio, procurando assim a fluidez e o sucesso de qualquer empreendimento online. Ou seja, nós desenvolvemos seu projeto internet, hospedamos em nosso Cloud Computing, administramos o SEO, criamos e administramos as Redes Sociais em volta do seu produto ou serviço, administramos campanhas de Marketing Online (Google Ads / Facebook Ads) e Criação Peças Gráficas e Administramos Campanhas de E-mail Marketing. Nosso objetivo é que você foque em seu negócio e deixe a Internet conosco.

É isso mesmo! Aqui na Mimetismo Web Technology nós oferecemos todas as soluções para o seu negócio online crescer e obter sucesso! É por isso que já atendemos mais de 5000 clientes em todo o Brasil.


Você tem 10 motivos para ser nosso cliente

Assista ao vídeo abaixo. Depois disso, se você não fechar com a Mimetismo Web Technology, não vai fechar com mais ninguém.

Preço Imbatível - a partir de R$ 399,00

A MIMETISMO WEB TECHNOLOGY está no mercado há mais de 14 anos. Nosso serviço de Criação de Sites fala por si só. Ligue para um de nossos clientes e pergunte você mesmo! O vasto conhecimento que temos com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para Internet faz do nosso time uma equipe imbatível.

Lançamos um produto revolucionário que nos permite reduzir e enxugar ao máximo o preço de qualquer um dos nosso projetos para a Internet. O pacote foi batizado com o nome de “Criação de Sites Mimetismo Web Technology”. Assim sendo, dependendo do contrato e do projeto que venhamos a desenvolver após traçar o seu perfil de cliente, seu site terá um preço realmente reduzido. Diferente de tudo que você já possa ter visto na concorrência. Esse modelo de desenvolvimento está atrelado à assinatura do plano de hospedagem anual, com pagamento mensal. Com isso, você ganha a administração total do seu domínio por parte da equipe de suporte da MIMETISMO WEB TECHNOLOGY. Já pensou? Ter o site da sua empresa, moderno, configurado com versões para celulares e tablets e, além disso, pagar um valor baixíssimo por todo esse projeto? Já pensou?

Nosso preço padrão é a partir de R$ 600,00 reais mais a assinatura do plano de hospedagem mensal. Simplesmente seu site pode sair por meros R$ 600,00. Veja o que está incluso nessa modalidade:

  • Baixíssimo custo do investimento inicial de desenvolvimento;
  • Registro de domínio e/ou transferência caso já possua;
  • Plano de hospedagem anual, suporte, manutenção e atualização tecnológica com pagamento mensal e preço baixíssimo;
  • Configuração de conta no Google Analytics;
  • Configuração e otimização do site para os mecanismos de busca (SEO, palavras-chave, sitemap etc);
  • Backup, segurança, atualização tecnológica, anti-vírus e suporte por e-mail 24h;
  • Criação de Sites já adaptados para dispositivos móveis (celulares, tablets etc);
  • Criação de contas no Facebook, Twitter, Google Plus e demais redes sociais;
  • Mail-Marketing para envio de até 5000 e-mail/mês;
  • Em nosso plano de Criação de Sites você tem contas de e-mail ilimitadas com até 2GB cada uma;
  • Espaço em disco ilimitado para imagens do website e tráfego de dados;
  • Banco de dados disponível e pronto para utilização;
  • Garantia total durante toda a duração do contrato com a Mimetismo Agência Web;

Fechando contrato com a MIMETISMO WEB TECHNOLOGY você estará contratando o melhor e mais competente serviço de Internet do mercado. Nosso time é formado por profissionais Analistas de Sistemas, Matemáticos, Engenheiros e WebDesigners, formados nas mais renomadas universidades do pais. E então? Já pensou? Não espere mais! Você só tem a ganhar, confira as outras informações para que você fique convencido definitivamente.

Desenvolvimento Super Rápido

A partir do momento que você assina contrato com a MIMETISMO WEB TECHNOLOGY, nós passamos a etapa de mapeamento das necessidades do seu negócio. Criamos um esboço (conhecido como wireframe) e um projeto modelo, exclusivamente desenvolvidos para o seu perfil de cliente. Após aprovação final dessa etapa, seu site irá ao ar em no máximo sete dias corridos.

Utilizamos um processo de desenvolvimento ágil comprovado internacionalmente.


Mimetismo Web Technology - Desenvolvimento Ágil

Existem inúmeros frameworks de processos para desenvolvimento de software. A maioria dos métodos ágeis tenta minimizar o risco pelo desenvolvimento do software em curtos períodos, chamados de iteração, os quais gastam tipicamente menos de uma semana a até quatro. Cada iteração é como um projeto de software em miniatura de seu próprio, e inclui todas as tarefas necessárias para implantar o mini-incremento da nova funcionalidade: planejamento, análise de requisitos, projeto, codificação, teste e documentação. Enquanto em um processo convencional, cada iteração não está necessariamente focada em adicionar um novo conjunto significativo de funcionalidades, um projeto de software ágil busca a capacidade de implantar uma nova versão do software ao fim de cada iteração, etapa a qual a equipe responsável reavalia as prioridades do projeto.

Projeto totalmente "mobile/responsive". Adaptável a qualquer tela/resolução de dispositivos

A “responsividade” (também chamada de Internet Mobilidade) é mais que uma realidade atualmente. A quantidade de pessoas que acessar informações na Internet a partir de aparelhos celulares e tablets está crescendo exponencialmente. Por esse motivo, a Mimetismo Agência Web desenvolve todos os projetos de seus clientes em plataforma web totalmente adaptáveis para dispositivos móveis.


Criação e desenvolvimento de Website Responsive na Mimetismo Web Technology

Seu site será lançado tanto na versão convencional quanto na versão customizada para dispositivos móveis. Só mesmo um empresa campeã para oferecer esse benefício a todos os seus clientes.

Registro de Domínios e Transferências

Caso você já possua seu domínio registrado, efetuamos a transferência para o nosso serviço de hospedagem sem custo algum. Do contrário, orientamos a criação de seu domínio e efetuamos todo o processo de registro, também gratuitamente, a partir do momento que você fechar contrato com a MIMETISMO WEB TECHNOLOGY.

Além disso, ao fechar contrato conosco, você só irá pagar o valor do registro do domínio, 12 meses depois. Nesse registro, encontra-se a configuração do nosso Painel Cloud Mimetismo, no valor de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais)/ano apenas. Ou seja, tanto para domínios nacionais (.com.br) como internacionais, você só pagará o registro, um ano depois de contratado os nossos serviços. Esse é um bônus que a MIMETISMO WEB TECHNOLOGY concede aos seus clientes. Além disso, nos anos subsequentes ao contrato, o cliente terá seu boleto anual emitido com antecedência e encaminhado pela nossa equipe de suporte para que possa pagar seu domínio sem ter que se preocupar com os tramites e burocracias do processo e nem períodos de renovação.

Hospedagem Completoa Cloud Computing e Suporte 24h (3 primeiros meses grátis)

Veja o que está incluído no plano de hospedagem anual da Mimetismo Agência Internet:

Hosting Web Cloud Computing Mimetismo Web Technology
  • Manutenção do sistema dinâmico (caso seu site seja dinâmico) com administração preventiva, manutenção corretiva e evolutiva;
  • Manutenção das contas de e-mail do domínio (anti-span, filtro de mensagens, prevenção de invasão e roubo de senhas). Garantia de 2GB para até 10 contas de correio institucional;
  • Atualização das informações do “WEBSITE” (textos, imagens, vídeos etc);
  • Atualização da área de novidades/blog (desde que fornecidos tais materiais pelo cliente);
  • Backup de segurança semanal e recuperação imediata do domínio web em caso de pane, invasão do sistema, vírus e/ou “trojan”;
  • Garantia de disponibilidade do ambiente para 99.8% anual (24horas / 7 dias na semana / 365 dias no ano);
  • Acompanhamento das métricas no Google Analytics, análise de tráfego, palavras-chave, análise do tráfego orgânico;
  • Análise de público por região geográfica, modificação e adaptação das páginas e áreas do “website” na programação de SEO Ajuste de SEO para que o “ranking” nos mecanismos de busca possa atingir níveis melhores a cada mês;
  • Monitoração em tempo real 24 horas por dia;
Seja encontrado no GOOGLE - Otimização SEO 100% para buscas online

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar seus objetivos no seu website melhorando o número e a posição de seus resultados nas busca orgânica para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site. Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo).

A Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecida como um serviço profissional autônomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporado no início do desenvolvimento do projeto de um website. Em termos de competição, um termo de busca palavra-chave com grande volume de resultados dificulta o posicionamento através programação para busca orgânica, podendo ser necessária uma ação de anúncios pagos ou links patrocinados; dependendo do número de resultados o custo de uma estratégia de marketing de internet pode ser bem expressivo. Um bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo. Os proprietários de websites devem optar por otimizar seus sites para a busca orgânica, se o custo do otimização for menor do que o custo da publicidade paga.

Vinculação direta do seu website ao GOOGLE ANALYTICS

Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense. O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005. Ainda hoje o sistema Urchin original para instalação em computadores é vendido pela Google como um novo pacote.

O Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, Java_(linguagem_de_programação), reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais. Embora muitas pessoas vejam o Google Analytics apenas como uma ferramenta de monitoramento de tráfego essa ferramenta na verdade funciona como uma poderosa ferramenta para tomada de decisões em negócios relacionados à Internet.

A Mimetismo Agência Web associa todos os projetos de seus clientes à uma conta no Google Analytics.

Criação de Mídias Sociais (Redes Sociais) para o seu negócio

O conceito de mídias sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas – ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. Significa a produção de muitos para muitos. Mídias sociais se referem aos meios de interação entre pessoas pelos quais elas criam, compartilham, trocam e comentam conteúdos em comunidades e redes virtuais. De acordo com Kietzmann et al, mídias sociais empregam tecnologias móveis e de Internet para criar plataformas altamente interativas por meio das quais indivíduos e comunidades compartilham, co-criam, discutem e modificam conteúdos gerados por usuarios. Mídias sociais introduzem mudanças substanciais e permanentes na forma como organizações, comunidades e indivíduos se comunicam. 1 As “ferramentas de mídias sociais” são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longtail – antes esta atividade se restringia a grandes grupos econômicos. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.

Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais – vide os blogs, que nasceram apenas como diários virtuais e tiveram sua natureza diversificada com o tempo, a ponto de se tornarem, inclusive, instrumentos de efetiva geração de negócios, por exemplo. Isto significa uma grande mudança na estrutura de poder social, pois a possibilidade de gerar conteúdos e influenciar pessoas e decisões, deixa de ser exclusividade dos grande grupos capitalizados, para se tornar comum a qualquer pessoa. Além disso, a redução do custo de publicação a quase zero possibilita a produção de conteúdos muito específicos também para pequenos públicos – que antes não justificavam a equação econômica. Liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de uso das ferramentas para fazê-lo e a uma arquitetura participativa em redes, forma a base da receita para que as plataformas de mídias sociais possam ser classificadas como uma das mais influentes formas de mídia até hoje criada. Na versão interativa da web, é possível fazer muito mais com muito menos e isso é muito poderoso.

Mais 7 MOTIVOS para ser cliente da MIMETISMO WEB TECHNOLOGY

MOTIVO 1: ACESSO À NOVAS OPORTUNIDADES

A Internet aumenta a exposição de seus produtos e serviços de maneira fantástica. Dessa forma, consumidores de todo o mundo poderão conhecer o seu negócio. Não há mais fronteiras para os mercados, a Internet propiciou isso e hoje em dia é uma realidade presente e palpável para qualquer empresa. Com a utilização de mecanismos de busca como o Google, Yahoo, Bing dentre outros, seu negócio poderá ser encontrado por milhares de pessoas que estão fazendo buscas nestes sites. Aí está um motivo mais do que plausível para que você ponha sua marca na Internet de uma vez por todas.

MOTIVO 2: CUSTO ACESSÍVEL

Na Internet os custos com divulgação são menores que os investidos em outras mídias. Por exemplo: mala direta, outdoor, comerciais de TV e rádio, folders, revistas etc.

MOTIVO 3: SEU NEGÓCIO DE PORTAS ABERTAS 24 HORAS, 365 DIAS POR ANO

Um site mantém sua empresa exposta 24 horas por dia, todos os dias da semana, 365 dias por ano, ou seja, suas portas estarão sempre abertas para que novos clientes encontrem o seu produto ou serviço. Milhares de consumidores podem estar procurando seus serviços de qualquer parte do mundo, portanto, em fusos horários diferentes, totalmente variados, inclusive feriados e finais de semana. Com a Internet, seu negócio estará sempre disponível para ser encontrado.

MOTIVO 4: REDE DE BOM RELACIONAMENTO

Através do site de sua empresa será possível colher sugestões dos clientes, tratar reclamações e usufruir dos diversos canais de comunicação que surgiram com esse novo paradigma. Por exemplo, as redes sociais (Facebook, Twitter, Google Plus etc).

MOTIVO 5: PROSPECÇÃO E CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES

O cliente que entra em contato com sua empresa através de seu site institucional estará interessado no que você tem a oferecer, portanto, será uma oportunidade única de fechar negócio. A publicidade on-line rompe as barreiras geográficas e capta um público totalmente segmentado em qualquer lugar do planeta. Entretanto, com a mesma facilidade que o cliente encontra sua empresa, encontra também seus concorrentes. Por esse motivo, é mais que obrigação investir em um ótimo design e uso de tecnologias recentes (como sites para celulares e tablets). Essa é uma grande maneira de agregar valor ao seu produto ou serviço e se diferenciar da concorrência, passando profissonalismo e seriedade ao cliente, afinal, a primeira impressão é a que fica.

MOTIVO 6: FLEXIBILIDADE E FACILIDADE

Após o lançamento do seu site, você não irá querer mexer nele por um bom tempo. No entanto, caso seja necessária qualquer alteração ou atualização, é bem mais simples, rápido e barato proceder com tais execuções. Ainda mais se comparado com outros meios de comunicação e propaganda convencionais.

MOTIVO 7: IMAGEM CORPORATIVA

Nos dias atuais, a empresa que não possui um site está fada a passar uma imagem negativa ao cliente. Automaticamente seu perfil será considerado como despreocupado com as inovações e tendências ou avanços benéficos da tecnologia. Logo, a imagem corporativa de sua empresa ficará comprometida como um todo. Quem irá confiar sua empresa a outra que não se preocupa sequer consigo mesma?



A Mimetismo tem a equipe
certa para criar seu
Blog, Site, Hostsite, Portal,
Extranet, Intranet etc.

Fale conosco agora:
(21) 3549-9053
falecom@mimetismo.com.br

Ainda tem dúvidas? Assista esse vídeo:


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      Entendendo o Google Adwords:

      Você construiu seu website e ninguém veio visitá-lo?

      A solução mais simples para mudar essa situação é: inicie imediatamente uma campanha publicitária usando o Google AdWords. Este até pode ser um sistema complexo oferecido pela gigante da Internet, mas não é nada difícil começar a usá-lo.

      Ainda que sua empresa tenha um orçamento baixo, vale muito a pena tentar o serviço para gerar tráfego para seu website. Que tal descobrir como usar o Google AdWord em questão de minutos e aumentar sua presença on-line?

      Configurando sua conta

      A primeira coisa a se fazer para usar a ferramenta é configurar uma conta no Google.

      Porém, não é necessário ter uma conta de usuário padrão do Google. Depois de clicar em “Começar agora” na página do Google AdWords, você terá a opção de usar uma conta regular ou configurar uma exclusivamente para sua publicidade.

      Haverá ainda a indicação de um número para fazer uma chamada e receber suporte gratuito para montar a sua campanha (que aqui no Brasil é: 0800-724-6650).

      Os procedimentos são bastante simples e autoexplicativos: basta ter um cartão de crédito válido para pagar por seus anúncios. Depois de verificar a sua conta, você está pronto para começar a criar seu anúncio.

      Iniciando uma Campanha no Google Adwords

      A taxonomia do Google para o AdWords pode não ser óbvia para usuários de primeira viagem, então aqui vai a coisa fundamental a se conhecer: os anúncios são segregados em campanhas, cada uma das quais pode trazer vários grupos de anúncios (AdGroups).

      E cada grupo de anúncios pode conter várias palavras-chave e vários anúncios. Em geral, é conveniente conservar um número pequeno de grupos de anúncios, na maior parte das vezes apenas um por campanha. Todavia, se você deseja executar vários anúncios para experimentar distintas frases ou palavras-chave, use vários grupos de anúncios.

      Comece acessando a guia “Campanha”, e clique no botão “Criar sua primeira campanha”.

      Você vai escolher se quer direcionar seus anúncios para a “Rede de Pesquisa” (ou seja, para os usuários que buscam diretamente pelo Google), para a “Rede de Display” (ou melhor, para os usuários que usam AdSense em seus websites), ou para ambas as redes.

      A última alternativa oferece a maior exposição, mas a opção de “Rede de Pesquisa” por si só, sem dúvida, pode orientar melhor os usuários da busca ativa para suas palavras-chave.

      Na tela seguinte, nomeie sua campanha e preste atenção a certas definições importantes. Na seção “Aparelhos”, indique se quer anunciar em dispositivos móveis, além dos computadores pessoais (PCs). A seção “Locais” permite alvejar certas nacionalidades, para incluir ou excluir os países ou cidades.

      Na parte inferior da tela você encontrará a seção “Extensões de anúncio”, um recurso opcional para incluir informações comerciais relevantes em seus anúncios, como número de telefone, o endereço, entre outras informações. Na maior parte das vezes, essas inclusões são feitas sem qualquer custo adicional.

      Definindo seu orçamento

      Perto do final da tela de início da nova campanha, você vai configurar seu orçamento, na seção de “Estratégia de lances”.

      Esta é, sem dúvida, uma das etapas mais difíceis de usar com êxito o recurso do AdWords. Deve-se ficar atento para o seguinte: o orçamento para uma campanha tem dois componentes, o lance e o orçamento global por dia.

      A espécie de lance escolhido vai possibilitar o pagamento da campanha por clique (CPC, ou custo por clique), impressão (CPM, ou custo por mil impressões) ou conversão (CPA, ou custo por aquisição).

      O valor do lance, em reais, significa o valor máximo que você deseja pagar e influencia a classificação do anúncio. O que deve ser feito é pautar-se pelos objetivos de campanha e o quanto tem para bancar a sua campanha.

      Faça um cálculo mensal do orçamento e divida por 30 (dias), e vai-se chegar ao valor máximo a ser pago por dia. Em uma campanha CPC, por exemplo, depois de receber cliques suficientes para bater o orçamento que escolheu para o dia, o Google não exibirá mais o seu anúncio até o dia seguinte. Essas indicações podem ser mudadas quando você quiser.

      Escrevendo o seu anúncio

      Definido o seu orçamento, é hora de escrever seu anúncio.

      É importante não reproduzir ideias e frases de anúncios de outras empresas, a fim de não ter problemas com direitos autorais. De toda maneira, você terá muito espaço para trabalhar, e poderá experimentar distintos conteúdos e textos descritivos.

      Crie uma manchete de até 35 caracteres, acompanhada de duas linhas de descrição de 35 caracteres cada, e depois seu endereço on-line. Embale estas linhas com o seu melhor discurso de vendas, e certifique-se que você escreveu tudo pensando em como atingir seu leitor-consumidor.

      Coloque ofertas do tipo “Compre um, leve outro de graça”, descontos e apelos à ação (“Compre agora!”). Tudo isso tende a funcionar muito bem. Lembre-se, porém, que o Google aprova e ativamente policia os anúncios, então não tente inventar práticas que sejam duvidosas.

      Abaixo do anúncio em si, você irá definir suas palavras-chave. Mais uma vez, este é um tema complexo e que se abre para várias análises.

      Em geral, as empresas preferem manter o foco nas mesmas palavras-chave que usam no SEO de seu website. Portanto, as regras para melhor aproveitamento são semelhantes aqui também: quanto mais comum a frase ou termo, maior será o tráfego e, com isso, maior também será a concorrência para essa busca.

      Os termos de pesquisa mais estreitos geram menos tráfego, porém menos concorrência. Tenha em mente que, para os termos de busca que tenham pouco tráfego, o Google não exibirá os anúncios em todos os lugares para os internautas, mas você será o único candidato para esse conjunto de palavras, chegando mais próximo ao público de seu nicho de mercado.

      O próprio Google poderá ajudá-lo na escolha de suas palavras-chave, através do serviço pronto de Keyword Planner, que te oferece alternativas de termos que você pode não ter pensado, junto com algumas estimativas de quanto tráfego eles poderiam obter e qual o nível de concorrência poderão proporcionar.

      Não há limite para o número de palavras-chave que você pode utilizar, mas manter um número gerenciável é uma perspectiva inteligente. Uma vez que seu anúncio está escrito e as palavras-chave são selecionados, você vai (de novo) ser questionado por um lance para esse grupo de anúncios.

      Você provavelmente vai querer deixar o mesmo lance que foi padronizado para a campanha. Salve o novo grupo de anúncios, e você está pronto para prosseguir.

      Keyword Tool

      Acompanhando seu desempenho

      Uma vez que seu anúncio é criado (na verdade, imediatamente após sua criação), você vai ser capaz de ver como ele está funcionando. A página inicial do AdWords mostra um gráfico compreensível de seu desempenho, além de tabelas que descrevem como as palavras-chave estão atuando.

      Refinando seus anúncios

      Depois de começar com o AdWords, o trabalho nunca estará necessariamente concluído.

      Um anúncio que teve bons resultados na semana passada pode estar inativo nesta semana, devido à auditoria do Google acerca de sua qualidade, ou porque um concorrente está oferecendo agora algo melhor do que você. Portanto, verifique seus anúncios regularmente para ver o que está funcionando e o que não está. Aumente seus lances quando for preciso.

      Mate os anúncios fracos e mude seus anúncios completamente para ver se o texto diferente traz mais cliques.

      Traçando as melhores estratégias

      O pontapé inicial não pode ser dado atirando no escuro, não é mesmo? Por isso é importante que seu negócio tenha uma visão panorâmica do mercado, ou seja, analisar questões do tipo:

      Qual o objetivo da empresa na internet? Qual é o público alvo e o que ele procura? Quem são seus concorrentes? O que eles oferecem? No que deixam a desejar? Que caminhos percorrer para ser melhor?

      As estratégias, no entanto, devem ir além dessas reflexões. Entenda melhor com as dicas que listamos abaixo.

      Evite uma lista de palavras-chave genéricas

      Uma dica para estabelecer estratégias eficientes é esquecer aquela lista imensa contendo keywords amplamente utilizadas pela concorrência, e dar espaço para termos mais específicos, que priorizem não apenas converter visitas em conversões, mas de qualificar o tráfego atraindo usuários com grande potencial de conversão.

      Vamos supor que você tenha uma loja de artigos esportivos, portanto, vender tênis e acessórios para seu público alvo não é a mesma coisa que vender uma linha casual ou social, é preciso haver uma abordagem da qual os consumidores se identifiquem com a marca.

      Isso faz com que anúncios do tipo “Compre agora os melhores tênis de alto desempenho e economize!” sejam muito mais atrativos aos atletas, que buscam tênis de alto desempenho para prática de corrida do que anúncios que simplesmente digam “Compre agora tênis das melhores marcas com preços imbatíveis!”.

      Aproveite ao máximo as ferramentas do Analytics

      O Google Analytics existe para ser seu grande aliado para criação de campanhas inteligentes, então nada mais sugestível que extrair o máximo de seus relatórios e ferramentas para adquirir informações sobre o comportamento do seu público.

      Para analisar o desempenho dos anúncios, é possível consultar quais deles estão gerando mais cliques, e, principalmente, maior índice de conversões. Se a intenção é saber de onde os clientes estão vindo, basta consultar a origem do tráfego.

      Além desses dados, você poderá saber a média de gastos dos clientes em seu site, fazer análises por período de tempo, análises das palavras-chave, entre outros.

      Tenha foco na segmentação

      Não há dúvidas de que uma das maiores vantagens do marketing digital em geral – e que não poderia faltar no Adwords – está na segmentação, ou seja, direcionar seus anúncios a um nicho específico, reduzindo as chances da campanha atrair o tráfego errado – consequentemente reduzindo seus custos.

      Para a rede de pesquisa, a plataforma oferece algumas “modalidades” de segmentação, sendo elas por palavras-chave, por local e idioma de destino, por dispositivo e por público alvo. A rede de display, por sua vez, acrescenta mais dois tipos de segmentação: por canal e por tópico.

      Invista em campanhas de remarketing

      Quem nunca se interessou por determinado produto e, ao navegar pelos sites que acessa habitualmente, aquele mesmo item aparece como se o universo estivesse tentando lhe convencer a comprar?

      Se soubéssemos que isso acontece por causa das campanhas de remarketing, certamente nem ficaríamos tão surpresos. Mas, como é possível direcionar esses anúncios para as pessoas certas?

      Como nada disso se trata de adivinhações – lembre-se que estamos falando de estratégias –, é necessário saber como o cliente tem se comportado na internet. É a partir daí que entra em cena os famosos cookies, responsáveis por armazenar temporariamente o que os usuários têm acessado na Web – portanto, é preciso adicionar uma tag de remarketing.

      Entendendo os leilões do Google Adwords

      O Google não define aleatoriamente que anúncios devem ser exibidos aos usuários, muito menos há uma divisão de impressões, obviamente. Para determinar que anúncios serão exibidos é feito um leilão, uma forma justa de manter a competitividade dentro dos conceitos de ecossistema.

      Esses leilões do Adwords muito se aproximam dos que conhecemos tradicionalmente, onde quem der o maior lance vence, mas há uma peculiaridade: além de aspectos referentes aos valores, os chamados CPC (custo por clique), o índice de qualidade do anúncio também é levado em conta para mensurar a relevância – na verdade, esse é o elemento chave.

      São através dos leilões que são definidos os anúncios a serem exibidos, o posicionamento de cada um e, também, os seus valores. Esse processo acontece a cada momento que uma busca é feita ou uma página de resultados é atualizada, isso significa que milhões de leilões são realizados diariamente!

      O que é CPC?

      São os valores que você irá propor a pagar por cada clique em seu anúncio. Há três tipos de CPC a serem compreendidos:

      CPC Máximo – É o valor máximo que o anunciante está disposto a pagar.

      CPC Real – Este será o valor real a ser pago por cada clique no anúncio, e pode variar a cada anúncio – pois, como bem sabemos, os leilões são feitos a todo o momento.

      CPC Médio – O valor resulta de uma soma do valor médio dos custos. Por exemplo: dois anúncios foram somados, onde um deles custou 20 centavos e o outro 10 centavos; então o valor médio pago por clique seria de 15 centavos.

      O que é índice de qualidade do Adwords?

      Também conhecido como IQ, o índice de qualidade estabelece notas de 0 a 10 para cada anúncio envolvido no leilão. As notas são distribuídas de acordo com a taxa de CTR (taxa de cliques), página de destino e relevância.

      Ou seja, se o anúncio é formado por boas palavras-chave, tiver uma boa relevância de acordo com as palavras usadas e tiver uma página completamente condizente com o que é anunciado, a sua página terá um ótimo índice de qualidade.

      Como ocorre cada leilão?

      Já sabemos que a concorrência será sempre muito grande e que os espaços para anúncios em cada página são bem limitados. Portanto, o primeiro passo do Google é fazer a varredura de todos os anúncios compatíveis com o termo de busca para, em seguida, desclassificar anúncios irregulares e tirar da disputa os menos relevantes.

      Posteriormente, haverá uma nova redução de anúncios de forma que somente os anúncios classificados para a primeira página, onde serão posicionados com base na combinação entre valor de lance e índice de qualidade, gerando um resultado chamado Ad Rank. Acompanhe a fórmula do Ad Rank:

      Ad Rank = Valor de lance x Índice de qualidade

      Os anúncios com maior valor de Ad Rank serão os vencedores do leilão e serão posicionados de acordo com a classificação. Com isso será definido o CPC Real de cada anunciante, seguindo a fórmula (supondo que seu anúncio fique em primeiro lugar):

      CPC Real = Ad Rank do segundo colocado / o seu Índice de Qualidade

      Vale lembrar que nenhum anunciante tem acesso aos valores que envolvem um leilão no Google Adwords, ou seja, não há como tirar vantagem alguma do sistema. Caso você não tenha ideia de que valores estariam dentro da competitividade, é possível optar pelos lances automáticos, onde o próprio sistema do Adwords de acordo com o nível da concorrência.

      Agora que você já está por dentro das principais características do Google Adwords e de como fazer suas primeiras campanhas, que tal se antepor aos possíveis erros e adversidades que podem surgir com o tempo?

      Entendendo o Marketing Digital:

      O que é afinal Marketing Digital?

      O Marketing Digital já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e agora é difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo?

      O Marketing Digital já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e agora é difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo?

      Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores.

      Mas afinal, o que é marketing digital?

      Resumidamente:

      Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

      E, com a internet a cada dia mais presente na vida de todos, o marketing digital trabalha com as principais maneiras que as empresas tem para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.

      Apesar de diversas modalidades de marketing só serem adotadas por grandes empresas, o marketing digital é disponível para empresas de todos os portes, pois não precisa de muito orçamento para gerar ótimos resultados.

      Ainda resta alguma dúvida de que o Marketing Digital é uma das modalidades mais importantes de marketing atualmente?

      Continue lendo para saber tudo o que você precisa sobre marketing digital!

      Neste post, você vai aprender:

      Afinal, o que é marketing digital?

      De onde surgiu o Marketing Digital?

      As vantagens do Marketing Digital

      8 Ps do Marketing Digital

      Os vários canais do marketing digital

      Ferramentas de marketing digital para auxiliar seu dia a dia

      Principais métricas

      Como aprender marketing digital

      Como escolher uma agência de marketing digital

      Marketing de Conteúdo

      Concluindo

      O que é marketing digital?

      O conceito de marketing digital é:

      O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

      E não é à toa que os orçamentos estão indo cada vez mais para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, e permite um maior retorno sobre investimento.

      Além disso, o marketing digital é mais fácil de mensurar, tem métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B (empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas) ou B2C (empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor).

      Como surgiu o Marketing Digital?

      Nos anos 90 surgiu a primeira versão da Internet, um pouco diferente da que conhecemos hoje, chamada de Web 1.0.

      Essa internet de antigamente não permitia a interação dos usuários com páginas da web de maneira ativa, mas deixava que eles encontrassem informações em um sistema de busca simples.

      Era como uma biblioteca, em que você entra, encontra o que quer, mas não pode alterar o conteúdo que encontrou (imagina se a biblioteca descobre que você rasgou ou desenhou em um livro?).

      A comunicação era muito mais de um grande produtor de conteúdo e as pessoas só acessavam o conteúdo de forma passiva.

      Foi neste início da Internet que o termo marketing digital foi criado.

      No entanto, ele ainda era muito similar ao marketing tradicional, pois a comunicação era unilateral, feita pela empresa por, no máximo, um site institucional, e o consumidor apenas recebia passivamente o conteúdo, sem uma interação próxima entre as duas partes.

      Em 1993, os usuários da Internet começaram a ter mais interação com as empresas que anunciavam na web, pois foi quando surgiram os primeiros anúncios clicáveis.

      No entanto, foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital ficou mais parecido com o conhecemos hoje dele.

      Era chegada a era da Web 2.0, em que a comunicação era mais democrática, e todo mundo passou a poder a ser também um produtor de conteúdo tão importante e com tanto espaço quanto os grandes portais de mídia e empresas.

      Além disso, agora as pessoas podiam interagir, seja entre elas, seja com os conteúdos disponibilizados na rede.

      Veja a diferença entre as duas:

      marketing digital

      O aumento do número de usuários da Internet levou a essa mudança, que continua crescente até os dias de hoje.

      Tem estudiosos apontando mais mudanças na rede depois dessa revolução dos anos 2000, e chamando de surgimento da Web 3.0 e até 4.0, mas isso é assunto para outro dia.

      O ponto agora é: também conhecido como “marketing online”, “internet marketing” ou “web marketing”, o marketing digital já evoluiu muito desde sua criação.

      Hoje ele caminha cada vez mais na direção da personalização, ou seja, entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.

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      As vantagens do Marketing Digital

      Não é à toa que o marketing digital está crescendo tanto.

      Um dos principais motivos é que temos cada vez mais pessoas conectadas à Internet, deixando a TV e o radio em segundo plano. Mas além disso, o marketing digital tem várias vantagens, como:

      1. Comunicação

      O marketing tradicional — aquele feito fora da Internet, com outdoor, TV e Rádio — não permite que os consumidores se comuniquem facilmente com as empresas sobre o que acabaram de ver.

      Já esse o marketing digital possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.

      marketing digital

      Dessa forma, a solução de problemas e mal entendidos se torna muito mais fácil, fazendo com que a marca crie uma boa reputação e uma relação mais afetiva com seus consumidores.

      2. Alcance Global

      Se você já estudou marketing, sabe que um dos famosos 4 Ps do Marketing é “Praça”, ou seja, o lugar em que você vai fazer suas ações de marketing.

      Por exemplo, se sua campanha usa outdoors ou flyers, a escolha do lugar influencia o custo e o impacto da ação. Um outdoor em Belo Horizonte não vai impactar consumidores em São Paulo.

      Já no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.

      3. Interatividade

      Uma das grandes vantagens do marketing na internet é que ele fica mais interativo, deixa de ser uma via de mão única.

      Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações ricas com seu público.

      marketing digital

      4. Dados

      Além de você chamar mais a atenção do consumidor, toda vez que ele interage com uma ação de marketing, você consegue informações sobre ele, o que podem ajudar a empresa a entender melhor sua buyer pesona (quem compra de você) e criar ações cada vez mais eficientes.

      Além dos dados sobre a idade e localização do seu público, há também sobre o comportamento dos usuários em sites, blogs, redes sociais e motores de busca são essenciais para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes e embasadas em dados.

      O real benefício de utilizar dados no marketing digital é economia de tempo e dinheiro.

      Assim, evita-se que uma campanha seja criada com base em suposições, e assegura-se de que a mensagem comunicada estará de acordo com o público, e que os canais utilizados são acessados pelo público.

      Dessa maneira, empresas reduzem o desperdício de dinheiro com campanhas que não funcionam.

      5. Segmentação

      Com a quantidade de dados que você consegue usando o marketing digital, é possível fazer investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo.

      Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente e que o dinheiro gasto em marketing não seja desperdiçado.

      6. Tempo real

      Como o marketing digital tem como base a Internet, tudo pode ser acompanhado em tempo real.

      Os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com a performance de uma campanha, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.

      Enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir sua performance, o texto de uma campanha no AdWords pode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia e gerar dados que ajudem a entender se os objetivos estão sendo alcançados ou não, e o que é preciso mudar para gerar os resultados esperados.

      Conceitos básicos do Marketing Digital

      Os 8 P´s do Marketing Digital

      Um dos conceitos mais básicos do Marketing tradicional é o “mix de Marketing”, que é composto pelos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

      Estes são os elementos que mais influenciam a percepção dos consumidores sobre as empresas e que determinam o sucesso de uma marca.

      marketing digital

      Os Ps também garantem que a empresa venda o produto certo para o seu público, com o preço que irá otimizar a vendas, nos melhores pontos de distribuição e com as melhores estratégias de promoção.

      No entanto, diferentemente do Marketing tradicional, o Marketing Digital possui outros elementos que influenciam a percepção dos consumidores, além dos 4 P´s.

      Isto ocorre porque a Internet é um meio mais interativo e com mais pontos de conexão do que meios “offline” como a televisão, outdoor e rádio.

      Sendo assim, para executar e monitorar suas ações de marketing você precisa entender os 8 P´s do Marketing Digital:

      marketing digital

      1. Pesquisa

      Pesquisar sobre seu público-alvo é essencial para saber aonde estão as melhores oportunidades de divulgação e que tipo de conteúdo vai gerar mais resultados para você.

      Algumas ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Google AdWords podem revelar tanto dados demográficos e o comportamento de quem visita seu site, como que tipo de informações seu público pesquisa no Google.

      2. Planejamento

      Como você já deve ter percebido, uma estratégia de Marketing Digital pode ter diversas estratégias e ações diferentes.

      Por exemplo, sua estratégia pode contar, ao mesmo tempo, com marketing em redes sociais, mídias pagas como o AdWords e estratégias de SEO.

      Para que você não se perca em meio a tantas vertentes, precisa apostar no planejamento de marketing.

      Ter um plano de ação é essencial para que sua estratégia de Marketing Digital tenha coesão e para que você possa medir os resultados e otimizar a promoção da sua marca.

      3. Produção

      As melhores estratégias de Marketing Digital são voltadas para a produção de conteúdo.

      Independente de que canais você utilizar para promover sua marca online, é essencial entregar conteúdos que sejam úteis e relevantes para o seu público.

      Sejam eles em texto, vídeo ou áudio, os materiais produzidos pela sua marca irão aumentar sua visibilidade online e entregar valor para seus consumidores ou possíveis clientes.

      4. Publicação

      Uma vez que você tenha conteúdos relevantes, é preciso publicá-los nos canais mais relevantes.

      Se você produzir artigos, por exemplo, publique-os em seu blog. Se for apostar em vídeos, publique em plataformas como YouTube ou Vimeo.

      Pode parecer algo extremamente simples, mas a publicação dos conteúdos envolve mais do que copiar e colar um texto, por exemplo.

      Sempre que for publicar algo na Internet, lembre-se de otimizar seu conteúdo para SEO.

      Isto vai garantir que seus conteúdos sejam encontrados em motores de busca, como o Google, e consequentemente aumentar a visibilidade da sua marca.

      5. Promoção

      Após publicar seus conteúdos, é necessário promovê-los para que eles sejam acessados pelo maior número de pessoas possível.

      Neste momento, é necessário utilizar as informações que você coletou durante a fase de pesquisa para evitar que você desperdice seu tempo e recursos promovendo seus conteúdos em lugares que seu público não acessa.

      Nunca se esqueça de promover seus conteúdos, caso contrário todo seu trabalho será desperdiçado.

      6. Propagação

      Uma das principais características do Marketing Digital é a interação entre empresas e consumidores.

      Quando você promove sua marca online, está criando uma oportunidade de se relacionar com sua audiência.

      O maior benefício deste relacionamento é que se você entregar valor para seus consumidores, eles podem se tornar um mecanismo gratuito de promoção da sua marca.

      Portanto, crie conteúdos que irão estimular sua audiência a compartilhar e comentar sobre sua marca.

      7. Personalização

      No ambiente da Internet, é possível acompanhar o comportamento de cada usuário que visita sites, blogs, redes sociais e outras plataformas.

      O benefício disso para quem pratica Marketing Digital é a possibilidade de personalizar mensagens de acordo com o perfil do seu público.

      Desta maneira, você pode criar estratégias diferentes para diferentes tipos de consumidores da sua marca.

      Isto assegura que seus conteúdos serão relevantes, bem recebidos e que você estará otimizando seus resultados.

      8. Precisão

      Como mencionamos acima, é possível medir vários comportamentos do seu público na Internet.

      Quem ignora estes dados acaba desperdiçando tempo e recursos em estratégias que não são eficazes.

      Portanto, acompanhe os dados de todas as suas ações de Marketing Digital para ter certeza de que elas estão gerando os resultados que você espera.

      Utilize estes aprendizados para suas estratégias futuras e você estará otimizando a presença online da sua marca cada vez mais!

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      Os vários canais do marketing digital

      Assim como o marketing tradicional, o marketing digital possui centenas de ferramentas, canais e formatos que podem ser utilizados para se alcançar os resultados desejados.

      Seguem abaixo algumas das estratégias e ferramentas que todo profissional deve conhecer para entrar nesse mercado:

      1. Blogs

      marketing digital

      O blog é um dos canais mais importantes do marketing digital.

      Por meio dele, sua empresa tem a possibilidade de estabelecer autoridade no mercado, conectar com seu público e, principalmente, transformar visitantes do seu blog em possíveis clientes.

      Um dos grandes benefícios do blog é que você tem controle total do que acontece nele.

      Assim, você dita que tipo de conteúdo vai ser publicado, o tom de voz a ser utilizado, de qual maneira vai abordar seu tema e se vai promover seus produtos ou não.

      Além disso, criar um blog requer poucos recursos financeiros e pode ter um retorno muito grande para você.

      Duas ferramentas principais estão relacionadas ao sucesso do seu site ou blog:

      1.1. SEM (Search Engine Marketing)

      O Search Engine Marketing envolve qualquer ação de marketing digital focada em trazer resultados através de sites de busca, como o Google.

      O SEM é de extrema importância pois hoje os sites de busca são o canal de entrada de quase todo mundo na Internet e trazem um tráfego extremamente qualificado.

      Toda vez que uma página é encontrada em algum site de busca, já havia um interesse por parte do usuário no assunto (afinal, foi ele que fez a pesquisa), o que aumenta muito a chance desse tráfego ser de qualidade.

      Dentro do SEM nós temos duas principais maneiras de se trabalhar: SEO e PPC.

      1.1.1. SEO (Search Engine Optimization)

      marketing digital

      O SEO é uma das principais práticas de marketing na Internet e tem como objetivo melhorar sua posição na busca orgânica do Google e outros sites de busca.

      Um bom trabalho de SEO envolve dezenas de diferentes ações, que vão desde otimizar seu site para que ele carregue rápido e funcione em celulares até a criação de bons conteúdos.

      Aparecer no primeiro lugar do Google é uma ótima maneira de trazer visitas qualificadas e “grátis”, afinal, você não paga para aparecer lá.

      Não é à toa que eu coloquei o grátis entre aspas na frase anterior, pois apesar de não ser possível comprar sua posição no Google ainda é necessário fazer investimentos no seu próprio site.

      A base de qualquer SEO bem feito é ter um conteúdo de qualidade, sem isso de nada adianta otimizar à perfeição seu site, pois a principal missão do Google é entregar o melhor conteúdo para seu público e ele se tornou muito bom nesse quesito ao longo dos anos.

      Tendo o conteúdo como base há várias ações que podem ser tomadas, como pesquisas de palavras-chave para te ajudar a rankear para termos mais importantes, otimização do HTML do site, etc.

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      1.1.2. PPC (Pay per Click)

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      Nem só de resultados orgânicos vivem os sites de busca, afinal, eles precisam ganhar (muito) dinheiro de alguma maneira.

      A principal fonte de receita desses sites são os anúncios patrocinados, ou PPC (Pay per Click) em que o anunciante paga para aparecer no topo dos resultados de busca.

      É claro que os sites sempre avisam que esses resultados são patrocinados, o que os torna menos eficientes do que resultados orgânicos.

      No caso do Google eles possuem uma rede chamada AdWords em que você insere seus anúncios que serão mostrados de acordo com as palavras-chave que te interessarem e que forem trazer o melhor tráfego.

      Apesar do AdWords ser pago, também é interesse dele que os anúncios sejam relevantes, por isso não basta pagar, seu anúncio deve ser bem feito e levar para uma página de qualidade (eles usam uma métrica chamada Quality Score para definir isso).

      2. Mídia Display / Ad Networks

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      A mídia display é o formato mais tradicional de se fazer marketing digital, basicamente são aqueles famosos “banners” e outros anúncios gráficos que vemos em vários sites por aí, principalmente portais.

      Quando o marketing digital começou a fazer sucesso, os publicitários investiram no formato display, já que era o mais similar a comprar um espaço publicitário em mídia impressa.

      Aos poucos a mídia display foi evoluindo e surgiram as Ad Networks, que são redes centralizadas que distribuem os anúncios em vários sites distintos, sem a necessidade do anunciante negociar com vários veículos distintos.

      Hoje existem vários tipos de Ad Networks, algumas mais corporativas, outras de nicho e, claro,o o AdSense, provavelmente a maior do mundo, totalmente self-service.

      3. E-mail

      O marketing por e-mail continua firme e forte e é, de longe, um dos meus canais favoritos, pois é um canal de contato direto em que o assinante te deu autorização (claro, se você não comprou a lista, o que é uma péssima prática) para enviar um conteúdo para sua caixa de entrada.

      É claro que, assim como a mídia display o uso de e-mail como estratégia de marketing evoluiu muito com o tempo.

      Hoje não adianta simplesmente conseguir uma lista gigante de e-mails a qualquer custo e disparar emails publicitários torcendo para conseguir uma venda mesmo com uma baixa taxa de conversão.

      Iniciativas assim já não funcionam mais como antes, provavelmente seu e-mail cairá em uma caixa de spam.

      4. Native advertising (publicidade nativa)

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      Publicidade nativa no Buzzfeed americano

      A publicidade nativa é relativamente recente na Internet, e ganhou muita força depois que as mídias display começaram a perder eficiência e com o crescimento do marketing de conteúdo.

      Native advertising é uma publicidade no formato “nativo” do site em que ela se encontra.

      Hoje é muito comum marcas criarem, por exemplo, seus próprios publieditoriais ou listas em sites como o Buzzfeed.

      O crescimento da publicidade nativa é muito associado ao fato de que o público já não tem muita paciência para ser interrompido enquanto consome seu conteúdo e na Internet é muito fácil ir buscar esse conteúdo em outro lugar, diminuindo a eficiência dos formatos tradicionais.

      Por causa disso as marcas começaram a criar o conteúdo elas mesmas e inserir em outros sites, mesclando seus conteúdos com a experiência de uso “nativa” deles.

      Pouca gente sabe, mas outro formato tradicionais de publicidade nativa são os próprios anúncios do Adwords que, mesmo sendo anúncios, seguem o formato (de resultado de busca) e a dinâmica do Google.

      5. Redes Sociais

      As redes sociais mais utilizadas hoje em dia são o Facebook, Twitter e Instagram.

      Enquanto cada uma delas possui um formato diferente, o objetivo das marcas que estão presentes nestas plataformas é o mesmo: promover conteúdo e se comunicar com sua audiência.

      Ao contrário dos blogs, nas redes sociais você não tem 100% do controle. Isto acontece porque os usuários têm a capacidade de comentar publicamente nas suas postagens.

      Portanto, podem surgir comentários negativos, mas não se assuste pois você também terá comentários positivos se estiver engajando corretamente com sua audiência e entregando conteúdos valiosos.

      Confira nosso kit de Marketing nas Redes Sociais para engajar a sua persona da maneira correta!

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      6. Marketing em Vídeos

      Cada vez mais, usuários da Internet estão consumindo conteúdos em vídeo no lugar de conteúdos escritos.

      A previsão é de que em 2017, 69% de todo o tráfego na Internet ocorra em plataformas de vídeo como o YouTube e Vimeo.

      Criar materiais em vídeo pode ser uma boa estratégia pois este formato permite a divulgação de conteúdos dinâmicos, interativos e que comunicam uma mensagem de forma rápida.

      Além disso, vídeos são parte importante de uma estratégia de marketing em dispositivos móveis, pois se adaptam com facilidade ao formato mobile.

      Fazer marketing em vídeos ainda contribui para aumentar as visitas do seu site, pois gera tráfego orgânico.

      Além de o YouTube ser, hoje em dia, uma das ferramentas busca mais utilizadas, os fatores de rankeamento do Google favorecem vídeos no YouTube ou páginas que contém vídeos.

      Assim, quem utiliza este formato na sua estratégia pode gerar até 3x mais visitas para o seu site.

      Confira o nosso Guia Completo de Como Produzir um Vídeo e o ebook de Marketing em Vídeo!

      Tudo gratuito, para você já começar a usar conteúdo audiovisual na sua estratégia.

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      7. Outros

      Novos formatos e canais de marketing digital surgem todos os dias na Internet.

      Porém, é muito importante entender a fundo os conceitos básicos antes de se aventurar por plataformas mais complexas ou novas tecnologias.

      Outras estratégias de marketing digital que podem ser exploradas e estão sendo utilizadas com mais frequência hoje em dia incluem ebooks, webinars e até realidade virtual.

      Tome cuidado para não cair na “síndrome do objeto brilhante”, que acontece com muitos profissionais de marketing que desejam utilizar uma ferramenta assim que ela é lançada, somente pelo fato de ser novidade.

      Isto pode levar a perda de tempo e dinheiro se esta estratégia não estiver alinhada com seu público.

      Para evitar que isso aconteça, pesquise a fundo sobre as novas tecnologias de marketing digital e avalie se o uso delas condiz com os objetivos da sua estratégia.

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      Ferramentas de marketing digital para auxiliar seu dia a dia

      Para alcançar o sucesso no marketing digital, é fundamental saber utilizar algumas ferramentas para auxiliar no seu cotidiano.

      Essas ferramentas são dos mais diversos tipos: auxiliares para a pesquisa de palavras-chave, de email marketing, de métricas, entre várias outras.

      Separamos algumas que são principais:

      SEMRush

      O Semrush é uma das ferramentas mais completas para o monitoramento do desempenho de palavras-chaves orgânicas.

      Seja para realizar uma pesquisa completa de SEO em seu blog ou para obter alguns resultados de campanhas de PPC, o Semrush é uma ferramenta essencial para qualquer time de marketing.

      Mailchimp

      Se você está em busca de uma ferramenta de marketing digital que auxiliará você na delicada tarefa do email marketing, o MailChimp é uma ótima solução.

      Nesta ferramenta você tem a oportunidade de enviar emails, fazer a automação de envio, realizar campanhas com envios estratégicos além de contar com uma detalhada gama de relatórios. Não deixe de conferir esta ferramenta.

      Survey Monkey

      Quer saber a opinião de seus clientes sobre seu site, campanhas e até mesmo produtos? Utilize o Survey Monkey, uma ferramenta gratuita (parcialmente) que possibilita a criação de pesquisas.

      Seus questionários gratuitos podem receber até 100 respostas e, além dessa quantidade, você pode assinar algum dos vários planos que eles oferecem.

      Alertas do Google

      Esta ferramenta gratuita do Google permite que você acompanhe as notícias da sua marca, assim como menções dos seus concorrentes na Internet. Ela monitora webistes, fóruns de discussão, blogs, vídeos e te poupa o trabalho de realizar pesquisas repetidas.

      Slideshare

      Muitas vezes esquecida, esta ferramenta pode te ajudar na hora de fazer apresentações sobre seus produtos, divulgação do seu site ou mesmo comunicação interna na sua empresa.

      Para uma estratégia de marketing digital, o Slideshare pode agir como uma alternativa para vídeos ou até mesmo posts de blog, pois permite a criação de apresentações de slides resumidas e eficientes.

      Anúncios patrocinados no Facebook

      O Facebook Ads é uma ferramenta de anúncios pagos que pode aumentar sua visibilidade e engajamento com os usuários da rede social. O grande benefício dos anúncios pagos do Facebook é que não é preciso investir muito para alcançar uma audiência, ainda mais se for segmentada.

      Keyword Planner

      Se você quer apostar em uma estratégia de SEO, não pode deixar de utilizar esta ferramenta gratuita do Google.

      Com ela, você poderá descobrir o volume de busca de palavras-chaves específicas, assim como indicações de palavras-chaves relacionadas.

      Desta maneira, seu blog poderá ter artigos com títulos e corpo de texto otimizados para os motores de busca.

      Google Analytics

      Uma estratégia de marketing nunca está completa sem o uso de dados.

      O Google Analytics, mais uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, permite que você acompanhe o comportamento dos usuários que visitam seu site ou blog.

      Algumas métricas disponibilizadas por esta ferramenta são localização geográfica dos usuários, tempo de permanência na página e uso de dispositivos móveis.

      Outras ferramentas

      Novas ferramentas de marketing digital surgem diariamente, e as que apresentamos acima são apenas uma pequena parte delas.

      Para conhecer outras ferramentas que podem te ajudar no dia-a-dia, não deixe de conferir nossa lista de 49 ferramentas de marketing digital.

      Principais métricas do Marketing Digital

      Gerenciar sua estratégia de marketing digital é essencial para garantir seu sucesso. Além de definir táticas e objetivos da sua estratégia, você não pode esquecer de medir os resultados.

      A quantidade de dados disponíveis sobre o comportamento dos usuários na Internet é maior do que podemos acompanhar.

      Por isso, saber o que medir é o primeiro passo para o gerenciamento da sua estratégia.

      Entender as principais métricas do marketing digital vai te ajudar a compreender sua audiência e se colocar à frente dos seus competidores.

      Engajamento

      Para cada canal de marketing digital, existem dados diferentes a serem acompanhados.

      Se você quer garantir que seu público está interagindo com sua marca online, precisa entender o comportamento dos usuários em cada situação.

      Nas redes sociais, fique atento ao número de comentários, compartilhamentos e reações (como curtidas) nas suas postagens.

      Se você estiver fazendo uma estratégia de email marketing, acompanhe as taxas de abertura e as taxas de cliques dos seus emails, pois elas indicarão se você está enviando conteúdos relevantes para sua base de contatos.

      Já se estiver apostando em marketing em vídeos, o número de visualizações e tempo de visualização dos seus vídeos irá indicar se eles estão sendo efetivos ou não.

      O engajamento da sua audiência também pode ser medido no seu blog ou site.

      Utilizando o Google Analytics, você pode avaliar o tempo de permanência dos usuários e quantas vezes eles retornam para o seu site.

      Custo de Aquisição de Clientes

      Esta métrica, também abreviada na sigla CAC, irá indicar quantos recursos você gasta para quem alguém se torne seu cliente.

      Ela é calculada por meio da soma de todos os gastos relacionados ao marketing digital, dividida pelo número de clientes conquistados.

      Medir o custo de aquisição de clientes pode indicar não só o quanto sua estratégia de marketing digital é eficaz para conquistar clientes com poucos recursos, mas também quais canais são mais eficientes.

      Desta maneira, você pode descobrir por exemplo que uma estratégia de SEO atrais mais clientes por menos investimento, ou uma estratégia de Facebook Ads tem melhores resultados.

      Retorno sobre o Investimento (ROI)

      Você sabe qual é o retorno do seu investimento em Marketing? Esta é uma métrica muito importante, porém muitas vezes ignorada por profissionais de marketing.

      O cálculo do ROI considera a receita gerada pelo seu negócio, dividida pelo valor investido em marketing digital.

      Nenhuma outra métrica pode indicar o impacto do marketing na sua empresa tão bem como o ROI.

      Empresas que calculam este retorno possuem estratégias de marketing que são mais refinadas, complexas e geram mais resultados.

      Isso acontece porque estas empresas sabem exatamente quanto e aonde investir seu dinheiro de forma a gerar mais resultados.

      O ROI também pode te ajudar a entender o valor do ciclo de vida de um cliente.

      Esta métrica é o tempo de vida que um cliente permanece como consumidor na sua empresa, dividido pelo seu investimento em marketing digital.

      Desta maneira, você combina as métricas de ROI e CAC para determinar não só quanto você gasta para adquirir um cliente, mas também quanto um cliente vale para você a longo prazo.

      Como aprender Marketing Digital

      Se você chegou até aqui, já domina os conceitos básicos do Marketing Digital e como ele pode te ajudar a gerar resultados.

      Mas o marketing Digital é um assunto muito mais complexo do que parece. Portanto, invista seu tempo em aprender mais!

      Procure materiais didáticos

      Hoje em dia, não faltam materiais gratuitos que ensinam sobre Marketing Digital. Basta procurar no Google para encontrar blogs, ebooks e webinars que tratam das mais diversas partes do Marketing Digital.

      Aqui na Rock Content nós disponibilizamos vários materiais sobre os mais diversos assuntos nessa área!

      Além deste blog, temos um canal no YouTube aonde disponibilizamos vários vídeos educativos sobre Marketing Digital.

      Mantenha-se atualizado

      Acompanhar blogs de referências nacionais e internacionais são uma ótima maneira de entender os processos do Marketing Digital e se manter atualizado com as tendências da área.

      Para simplificar o processo de acompanhar diversos blogs, assine newsletters ou utilize ferramentas como o Digg Reader que agregam vários feeds de blogs em um só lugar.

      Se você não sabe por onde começar, confira nossa lista dos 14 melhores blogs nacionais e internacionais de Marketing Digital!

      Faça cursos online

      Os conteúdos online oferecidos por blogs de marketing digital são extremamente valiosos na hora de aprender sobre o assunto.

      No entanto, se você deseja se tornar um expert de verdade, invista em cursos online.

      Além de tratarem de assuntos mais aprofundados, estes cursos geralmente testam seu conhecimento ao final e emitem um certificado que pode fazer a diferença no seu currículo.

      Existem diversos formatos de cursos online sobre Marketing Digital, inclusive alguns que são gratuitos.

      Aqui na Rock Content, por exemplo, oferecemos um curso online e gratuito de Marketing de Conteúdo, e também um curso gratuito sobre Produção de Conteúdo para a Web.

      Se você quer aprender com os melhores profissionais do mercado e se tornar certificado pela Rock Content, não deixe de conferir.

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      Como escolher uma agência de marketing digital

      Agora que você já sabe as vantagens do Marketing Digital e porque você deveria usá-lo como uma ótima estratégia para sua empresa, surge a dúvida: como escolher uma agência de Marketing Digital?

      Fazer uma pesquisa completa e profunda sobre as agências disponíveis no mercado é essencial para você acertar na sua escolha.

      Não tenha vergonha de perguntar

      Pense nos seus objetivos ao utilizar o Marketing Digital para seu negócio e não tenha medo de fazer perguntas para a agência que você pensa em contratar: seus objetivos estão de acordo com os serviços que a agência oferece?

      Quem é a equipe responsável pela sua demanda? Conheça a equipe, descubra quem eles são como profissionais e tenha conhecimento de todos os processos que envolverão a realização de serviços para sua empresa.

      Não tenha vergonha!

      Conhecimento sobre a agência e sobre quem irá lidar com seu conteúdo é necessário.

      Saber os preços dos serviços e compará-los com as outras agências concorrentes também é muito importante para criar uma noção do custo real dos produtos que estão sendo oferecidos.

      Tenha também conhecimento do cronograma utilizado por eles. Mantenha-se informado!

      Como a agência analisa e mensura resultados?

      Uma agência profissional conseguirá te mostrar as métricas que eles utilizam para mensurar resultados baseados em seus objetivos de negócios.

      No Marketing Digital é essencial que você saiba quais métricas acompanhar para saber o que anda funcionando ou não.

      Você vai querer se manter informado sobre seus CPL (Custos por Lead) ou CAC (Custo de Aquisição por Cliente), além de várias outras métricas.

      Peça para a agência te mostrar cases de sucesso de outros clientes e os benefícios que ela foi capaz de trazer para eles.

      Tenha certeza que a agência foi capaz de trazer ótimos resultados para outros clientes antes de escolhê-la.

      Quais são as qualificações da agência?

      Descubra se a agência possui profissionais respeitados no mercado e qualificados.

      A agência desenvolveu novos processos? Foi reconhecida por algum trabalho realizado? Possui alguma credencial especial de qualidade? Saiba exatamente quem eles são antes de contratar o serviço.

      E, finalmente: não seja pão duro!

      Não caia na armadilha de contratar o serviço mais barato só para economizar. É melhor gastar um pouco mais e ter certeza que você está contratando um serviço de qualidade e reconhecido no mercado.

      Contratar uma agência certificada pode ser mais indicado do que acabar perdendo oportunidades de negócios para poupar recursos. Seja esperto com seu orçamento, mas saiba onde investir!

      Marketing de Conteúdo

      Obviamente esse artigo não poderia terminar sem uma menção ao marketing de conteúdo, afinal, essa é nossa especialidade.

      O marketing de conteúdo é uma modalidade do marketing digital que usa os vários recursos mencionados acima, mas tendo sempre como base o uso de peças de conteúdo para atrair e engajar o público, com o objetivo de gerar negócios.

      Essa forma de marketing é muito focada na criação e manutenção de algum (ou vários) canais, como um blog, que servem para entregar conteúdo de qualidade para o público-alvo.

      Montar uma estratégia de marketing de conteúdo envolve vários canais (como criar um blog, gerenciar suas redes sociais etc) e muito planejamento.

      Para conhecer mais sobre marketing de conteúdo basta navegar nesse blog, ver nossa página principal sobre o assunto ou seguir nosso canal do Youtube.

      marketing de conteúdo

      Concluindo

      Como você pôde ver, o marketing digital é bem completo e envolve uma série de ações e planejamento avançado, mas para se tornar um profissional da área basta estudar bastante e acompanhar vários sites como o blog do Marketing de Conteúdo.

      Ainda há muito espaço para crescimento do marketing digital e, aos poucos, a verba de marketing das empresas está abandonando o offline e indo para a Internet.

      Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes.